Nutriweb - 7 de Julho - Dia Mundial do Chocolate
07
Jul

7 de Julho - Dia Mundial do Chocolate

Post in Artigos

 

7 de Julho – Dia Mundial do Chocolate

Ao longo dos anos, o cacau e seus derivados, com especial enfoque o chocolate, têm sido alvo de interesse crescente no mundo científico levando à realização de diversos estudos (alguns com pouca expressão) sobre esta maravilha do “mundo novo”. A atenção especial deve-se aos nutrientes e compostos bioativos presentes no cacau que parecem estar associados a inúmeros benefícios para a saúde. Desta feita, é fácil compreender que o chocolate amargo, isto é, com maior teor de cacau, é o que tem sido descrito pela literatura como o mais benéfico para a nossa saúde.

 

Chocolate e desempenho desportivo…

Estudos realizados pela Universidade de Kingston apontam para uma melhoria de desempenho durante o exercício com a ingestão regular mas moderada de chocolate amargo. Segundo os investigadores, uma pequena dose de chocolate ingerida diariamente promove a produção de óxido nítrico responsável pela dilatação dos vasos sanguíneos e, consequentemente, a otimização do consumo de oxigénio, o que permite aumentar a performance e a resistência. Isto ocorre porque o cacau tem constituintes como as epicatequinas, flavonoides que favorecem a resistência muscular e a capacidade de recuperação do organismo.

Chocolate e função cognitiva…

Tendo em conta investigações realizadas nos Estados Unidos e Austrália a ingestão de chocolate, pelo menos uma vez por semana, parece estar associada a uma melhor função cognitiva, na medida em que, se verifica uma relação positiva entre o consumo de chocolate e as funções cerebrais. Esta associação deve-se ao facto de o chocolate conter flavonoides que melhoram o fluxo sanguíneo para o cérebro aumentando a velocidade do processamento da informação e da memória, bem como, compostos como a cafeína e teobromina conhecidos por ativarem os neurónios melhorando o raciocínio, a concentração e o estado de alerta.

Chocolate e humor…

O chocolate parece ser um aliado de peso quando se trata do humor. Esta ligação dá-se devido à libertação de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, desencadeada pela presença de substâncias como a fenilalanina e a tirosina, aminoácidos que atuam como antidepressivos naturais, presentes no cacau. Também a presença dos ácidos gordos insaturados N-oleoletanolamina e N-linoleoiletanolamina permitem ativar recetores canabinóides promovendo a sensação de bem-estar prolongada.

Chocolate e pressão arterial…

Pesquisas realizadas afirmam que o chocolate protege o coração, uma vez que, a ingestão de uma pequena dose de chocolate amargo, durante um período de tempo, leva à diminuição da pressão arterial em indivíduos pré-hipertensos ou em fase inicial do problema. Esta afirmação prende-se com a estreita relação entre a hipertensão e o risco de doença cardiovascular. O segredo destes resultados está na elevada concentração de flavonoides, como as catequinas, responsáveis pela produção de óxido nítrico, um vasodilatador natural que permite o relaxamento das artérias facilitando a passagem do sangue.

Chocolate e colesterol…

Parece que a gordura presente no chocolate não interfere no aumento de colesterol no sangue. Pelo contrário, alguns estudos sugerem existir uma relação entre a ingestão de chocolate amargo e a diminuição de colesterol, na medida em que, os antioxidantes, como a vitamina E e C, presentes neste alimento, impedem a oxidação do colesterol-LDL promovendo a sua eliminação.

Chocolate e a diabetes…

Um estudo realizado in vitro concluiu que o chocolate amargo ajuda a controlar a diabetes tipo II, visto que, os flavonoides presentes no cacau são potenciais antidiabéticos, em especial a procianidina que parece diminuir os níveis de açúcar no sangue melhorando a eficiência da insulina.  

Mas Atenção!!!

Apesar da versão amarga ser, de longe, a que apresenta mais benefícios, graças à sua concentração em cacau, é preciso ter prudência na hora de ingerir esta iguaria para não termos a surpresa de ver o ponteiro da balança subir descontroladamente. Este alimento apresenta um elevado calor calórico por ser rico em açúcares e gorduras, o que sugere uma ingestão moderada a fim de evitar o aumento do risco de desenvolver diversas doenças. Desta forma, segundo os especialistas, devemos limitar a sua ingestão a 30g diárias. 

Read 371 times Last modified on Thursday, 07 July 2016 12:12
Administrador

Author:

Últimas Notícias

  • Como sobreviver às festas!

    Como sobreviver ao Natal .. e estar em forma para a Passagem de Ano!

    in saudedica.com.br

    Photo courtesy of saudedica.com.br

     

    Fim de semana recheado de excessos, de mimos da mãe e da avó, horas sentada à mesa e no regresso a casa, no início da semana, a sensação de que passamos das marcas, que estamos “inchadas” e de que a aquele vestido fantástico que escolhemos para a Festa de Passagem de ano dificilmente entrará.

    O que fazer?

    Antes de mais, tentar não exagerar, controle as quantidades ingeridas (prepare a sua mesa de Natal num prato de sobremesa... 1 prato para o dia 24 de dezembro e 1 prato para o dia 25 de dezembro), mas se mesmo assim no dia 26 tiver sentimento de culpa faça o seguinte:

    Ler mais...
  • Dia Mundial da Alimentação

    No dia dedicado à Alimentação, que tal recordarmos a importância de uma alimentação saudável?

    Para os que acreditam que ter uma alimentação saudável é sinónimo de monotonia, ficam algumas considerações para reflexão... O pilar de uma alimentação saudável é, nada mais, nada menos, do que a Roda dos Alimentos. De um forma simples e prática, esta ilustração gráfica de um dia alimentar ajuda-nos a escolher e combinar alimentos, tornando os nossos pratos mais saborosos e coloridos.

               Fonte: FCNAUP

    Ler mais...
  • Boletim Informativo - Setembro 2016

    A NutriWeb tem disponível, no âmbito da Nutrição Escolar, um projeto de Intervenção Nutricional, destinado a toda a população estudantil, com a avaliação do estado nutricional da mesma e com planos de ação desde consultas e apoio individual/familiar a ações de formação e informação para os estudantes, pais/educadores, professores e outros colaboradores.

    Para mais informações, contate-nos.

A nossa equipa

Email Newsletter

Se quer ser o primeiro a saber das novidades deixe ficar o seu e-mail e será informado antes de todos.

TESTEMUNHOS

Na NUTRIWEB assumimos o compromisso de prestar um serviço de

qualidade e assegurar um acompanhamento individualizado para todos

aqueles que procuram os nossos serviços

 

ordem2
 

apn2

Скачать шаблон для Joomla 3.4.
Скачать шаблон для Joomla 3.4.