Nutriweb - Dia 1 de junho – Dia Mundial da Criança
01
Jun

Dia 1 de junho – Dia Mundial da Criança

Post in Artigos

Este dia é comemorado desde 1950 e vai muito para além das festas e presentes que oferecemos às nossas crianças. Esta data foi instituída pelos estados-membro das Nações Unidas com o propósito de definirem e reconhecerem os direitos de todas as crianças do Mundo, independentemente da cor, raça, género, religião, nacionalidade ou estrato social.

A Declaração dos Direitos das Crianças de 20 de Novembro de 1959, de forma resumida, estabelece que todas as crianças têm direito a:

- não serem discriminados;

- oportunidades e serviços para se desenvolverem física, intelectual e socialmente, de forma saudável e normal, em condições de liberdade e dignidade;

- a um nome e nacionalidade desde o nascimento;

- a nascer e crescer de forma saudável, sendo proporcionado acompanhamento pré e pós natal, alimentação saudável, cuidados médicos e condições de habitação;

- tratamento, educação e cuidados especiais, se fisica ou mentalmente deficientes;

- crescer num ambiente familiar de harmonia e amor;

- educação, que deverá ser gratuita e obrigatória;

- proteção contra qualquer forma de exploração ou maus-tratos;

- crescer num clima de Paz, Compreensão, Tolerância e Fraternidade Universais.

O direito à alimentação é um dos pilares do desenvolvimento físico e mental das crianças e não passa apenas por oferecer alimentos, passa também por garantir que a alimentação é segura e o mais nutricionalmente adequada possível para satisfazer as necessidades das crianças.

Nos países sub desenvolvidos, a alimentação disponibilizada para as crianças é escassa e desajustada às necessidades, levando a estados de sub nutrição com consequências no desenvolvimento físico e cognitivo dessas crianças.

Nos países desenvolvidos temos assistido a estados de desnutrição, quer por défice, com bolsas de fome a aparecerem com os refugiados e o aumento da pobreza nas populações, quer por excesso, com o aumento da ingestão de produtos alimentares altamente calóricos, mas nutricionalmente desadequados, que para além de condicionarem o desenvolvimento físico e cognitivo normal e desejado, aumentam o risco de desenvolvimento de doenças não contagiosas como Obesidade, Diabetes, Hipertensão, Dislipidemias, alguns tipos de neoplasias, o que leva a uma diminuição da qualidade de vida futura das nossas crianças.

Por isso, para além de podermos contribuir em ações de solidariedade nacional e internacional, para garantir que todas as crianças tenham acesso à alimentação, vamos trabalhar para que dentro de casa, com os amigos, nas escolas dos nossos filhos, a alimentação disponibilizada seja a mais adequada, em condições de higiene e segurança, que respeite as necessidades nutricionais e que contribua para um desenvolvimento normal e saudável, com efeitos protetores.

A alimentação é um direito das crianças... a alimentação saudável é um dever dos pais! 

Read 270 times Last modified on Tuesday, 31 May 2016 23:45
Administrador

Author:

Últimas Notícias

  • Como sobreviver às festas!

    Como sobreviver ao Natal .. e estar em forma para a Passagem de Ano!

    in saudedica.com.br

    Photo courtesy of saudedica.com.br

     

    Fim de semana recheado de excessos, de mimos da mãe e da avó, horas sentada à mesa e no regresso a casa, no início da semana, a sensação de que passamos das marcas, que estamos “inchadas” e de que a aquele vestido fantástico que escolhemos para a Festa de Passagem de ano dificilmente entrará.

    O que fazer?

    Antes de mais, tentar não exagerar, controle as quantidades ingeridas (prepare a sua mesa de Natal num prato de sobremesa... 1 prato para o dia 24 de dezembro e 1 prato para o dia 25 de dezembro), mas se mesmo assim no dia 26 tiver sentimento de culpa faça o seguinte:

    Ler mais...
  • Dia Mundial da Alimentação

    No dia dedicado à Alimentação, que tal recordarmos a importância de uma alimentação saudável?

    Para os que acreditam que ter uma alimentação saudável é sinónimo de monotonia, ficam algumas considerações para reflexão... O pilar de uma alimentação saudável é, nada mais, nada menos, do que a Roda dos Alimentos. De um forma simples e prática, esta ilustração gráfica de um dia alimentar ajuda-nos a escolher e combinar alimentos, tornando os nossos pratos mais saborosos e coloridos.

               Fonte: FCNAUP

    Ler mais...
  • Boletim Informativo - Setembro 2016

    A NutriWeb tem disponível, no âmbito da Nutrição Escolar, um projeto de Intervenção Nutricional, destinado a toda a população estudantil, com a avaliação do estado nutricional da mesma e com planos de ação desde consultas e apoio individual/familiar a ações de formação e informação para os estudantes, pais/educadores, professores e outros colaboradores.

    Para mais informações, contate-nos.

A nossa equipa

Email Newsletter

Se quer ser o primeiro a saber das novidades deixe ficar o seu e-mail e será informado antes de todos.

TESTEMUNHOS

Na NUTRIWEB assumimos o compromisso de prestar um serviço de

qualidade e assegurar um acompanhamento individualizado para todos

aqueles que procuram os nossos serviços

 

ordem2
 

apn2

Скачать шаблон для Joomla 3.4.
Скачать шаблон для Joomla 3.4.